A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, acaba de concluir uma obra importante para a cidade: a nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no Jardim Davina já está em funcionamento. Essa estação tem a função de bombear o esgoto das regiões mais baixas para pontos mais altos, onde ele pode ser encaminhado para tratamento adequado.
A estrutura, que começou a operar no fim de junho, tem capacidade de bombear até 6 litros de esgoto por segundo e vai beneficiar diretamente os moradores dos bairros Jardim Davina e Jardim Vitória. Todo o esgoto dessa região agora será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim das Águas.
Hoje, cerca de 30% do esgoto gerado em Sumaré já é tratado. Com 19 ETEs e várias elevatórias em funcionamento, a cidade segue avançando na área de saneamento. E essa nova obra é mais um passo importante nesse caminho.
Além da elevatória recém-inaugurada, a BRK também está construindo uma grande estação de tratamento no bairro Tijuco Preto. Essa nova unidade vai usar uma tecnologia moderna e mais sustentável, vinda da Holanda, chamada Nereda, que usa micro-organismos para limpar a água. A previsão é que essa estação entre em operação até dezembro de 2026 e atenda cerca de 93 mil moradores de 54 bairros.
Segundo o diretor da BRK na região, José Mário Ribeiro do Espírito Santo, essas obras fazem parte do projeto “Sumaré por um Novo Amanhã”, que busca modernizar todo o sistema de água e esgoto da cidade. “Nosso objetivo é aumentar o volume de esgoto tratado, protegendo o meio ambiente e melhorando a saúde da população”, destacou o diretor.
O prefeito de Sumaré, Henrique Stein Sciascio, também comentou sobre a importância da entrega: “Esse investimento mostra nosso compromisso com a saúde pública e com o futuro sustentável da cidade. A nova elevatória é um passo essencial para melhorar a vida dos moradores dos bairros Davina e Vitória.”
? Você sabia?
Sumaré é um dos municípios fundadores do Consórcio PCJ, grupo que atua na proteção das águas e gestão ambiental na região. Depois de um tempo fora, a cidade voltou a fazer parte do consórcio neste ano, fortalecendo ainda mais o trabalho conjunto em prol dos recursos hídricos.