Na noite da última segunda-feira (28), Sumaré realizou a 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. O encontro teve como tema “Planejamento Participativo do SUS em Sumaré: Construindo o Plano Municipal de Saúde 2026-2029” e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre gestores públicos, profissionais da saúde e representantes da população.
O objetivo principal foi ouvir a comunidade e levantar propostas para o novo Plano Municipal de Saúde, que vai direcionar as ações da Secretaria de Saúde nos próximos quatro anos.
Rafael Virginelli destacou a importância da participação popular na formulação das políticas públicas: “É ouvindo a população que conseguimos formular estratégias mais eficazes e justas para a saúde pública em Sumaré.”
Durante o evento, os participantes tiveram acesso ao Regimento Interno da Conferência e acompanharam a leitura do novo Plano Municipal de Saúde, feita pela enfermeira Maria José Gomes de Aguiar.
Na plenária, foram apresentadas 22 propostas para o planejamento da saúde pública local. Dessas, 19 foram aprovadas por votação e vão integrar o Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
As propostas aprovadas contemplam quatro eixos prioritários:
A Prefeitura reforça seu compromisso em construir políticas públicas de saúde transparentes e participativas, garantindo um SUS fortalecido e acessível para toda a população.