Sumaré garante R$ 3 mil em benefícios para médicos do Mais Médicos

Auxílio alimentação e moradia visam fixar profissionais na rede municipal e ampliar atendimento

Por
2 Min

A Prefeitura de Sumaré aprovou nesta semana um projeto de lei que concede R$ 3 mil mensais em benefícios para médicos do programa federal “Mais Médicos para o Brasil” que atuam no município. A medida, proposta pelo prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), foi aprovada pela Câmara Municipal e inclui R$ 700 de auxílio alimentação e R$ 2.300 de auxílio moradia.

A mudança altera dispositivos da Lei Municipal nº 5.722/2015 e busca incentivar a permanência desses profissionais na rede pública local, especialmente no atendimento básico em regiões mais vulneráveis. O objetivo é reduzir a rotatividade e garantir a continuidade do cuidado à população.

Os recursos para pagamento dos benefícios estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré, com possibilidade de abertura de créditos adicionais, se necessário.

O programa “Mais Médicos para o Brasil” é voltado à ampliação do atendimento na atenção primária e contempla três perfis de candidatos:

  • médicos brasileiros com registro no CRM;
  • médicos brasileiros formados no exterior;
  • médicos estrangeiros habilitados, que passam por treinamento e avaliação para atuar no país.

Além da atuação assistencial, o programa oferece qualificação profissional, com acesso a especializações, mestrado e doutorado na área de Saúde da Família. Atualmente, mais de 24,9 mil médicos atendem em 4.200 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas. A meta do governo federal é chegar a 28 mil profissionais até o final de 2025.

 

Fonte: 


Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://rptnews.com.br/.