A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou durante este mês de setembro as ações de conscientização ligadas ao Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Entre janeiro e agosto de 2025, a rede municipal de Saúde Mental já realizou 27.455 atendimentos — número que ultrapassa com folga os 17.897 registros feitos em todo o ano de 2024. O aumento expressivo mostra tanto o crescimento da procura por apoio emocional quanto o fortalecimento da estrutura oferecida pelo município.
“Queremos lembrar à população que o acolhimento faz toda a diferença. Não é preciso enfrentar as dificuldades sozinho. Falar sobre o que se sente é sempre o primeiro passo, e nossa rede está preparada para oferecer o suporte necessário”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Rede de acolhimento em Sumaré
Atualmente, o município conta com três unidades do CAPS e um ambulatório voltados ao cuidado em saúde mental:
A psicóloga Gabrieli Monique, apoiadora da Saúde Mental, reforça que a rede está preparada para ouvir e orientar: “Se você ou alguém próximo está passando por um momento difícil, não deixe de procurar ajuda. A prevenção começa pelo diálogo, e a vida sempre vale a pena”.
Valorização da vida
Com a ampliação do atendimento e o fortalecimento da rede, a Prefeitura de Sumaré reafirma seu compromisso em cuidar da saúde da população de forma integral, colocando a saúde mental como prioridade.