A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré promove, neste sábado (18), das 8h às 15h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa acontece em uma unidade de saúde por regional, garantindo acesso amplo e facilitado à população.
As unidades participantes são:
Durante o Dia D, também serão aplicadas vacinas adicionais:
A campanha já está em andamento desde o início de outubro, com a meta de aplicar doses pendentes por atraso, ausência ou necessidade de reforço. Entre as vacinas disponíveis estão aquelas que protegem contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, meningites C e ACWY, pneumonia, poliomielite, rotavírus, gripe, febre amarela, HPV e dengue. Até o momento, a cobertura vacinal de menores de 15 anos no município é de 76,7%.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, reforça a importância da participação. “O Dia D é uma oportunidade importante para atualizar as vacinas e garantir a proteção de todos os moradores. Não deixem de participar, pois a vacinação é um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde da comunidade”, afirmou.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação e um documento de identificação das crianças e adolescentes para que os profissionais de saúde possam avaliar as doses pendentes.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Sumaré com a saúde preventiva, garantindo que todos os moradores tenham acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação e contribuindo para a proteção coletiva da população.