Sumaré recebe selo prata do Ministério da Saúde pela eliminação da sífilis

Reconhecimento nacional destaca as boas práticas da rede municipal no cuidado a gestantes e bebês

Por
3 Min

A Prefeitura de Sumaré recebeu do Ministério da Saúde a certificação “Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatite B e HIV”, reconhecimento inédito que consolida o avanço da rede municipal nas ações de prevenção e cuidado à saúde das gestantes e bebês.

De acordo com o deferimento da Comissão Nacional de Validação (CNV), Sumaré conquistou três importantes resultados:

  • Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV;
  • Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Sífilis;
  • Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Hepatite B.

A certificação é concedida a municípios que demonstram evolução nas práticas de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, garantindo uma resposta efetiva às infecções transmitidas de mãe para filho durante a gestação ou o parto.

O relatório nacional destacou o comprometimento da rede de atenção à saúde de Sumaré com a vigilância ativa, o cuidado integral e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.

“Esse resultado é a confirmação de que nossas equipes têm trabalhado com seriedade, dedicação e compromisso com a vida. Agradeço a todos os profissionais, tanto da atenção primária quanto dos serviços especializados, pelo cuidado integral às gestantes e à primeira infância”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Para o prefeito Henrique do Paraíso, a conquista reflete o empenho coletivo das equipes municipais e o avanço das políticas públicas de saúde.

“Estamos muito orgulhosos por essa certificação. O município tem avançado cada vez mais na área da saúde, e esse reconhecimento nacional é prova disso. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos”, afirmou o prefeito.

A cerimônia oficial de reconhecimento acontecerá em dezembro, em Brasília, reunindo representantes do SUS, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Avaliação técnica e critérios

Entre os dias 10 e 12 de setembro, técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo visitaram unidades da rede municipal de Sumaré, como o Centro de Saúde II (CSII), o Centro Integrado da Mulher (CIM), o CRESSER, a Vigilância Epidemiológica, a Maternidade do Hospital Estadual e o Projeto Resgatar.

Durante a avaliação, foram analisados aspectos como:

  • acompanhamento do pré-natal e tratamento adequado das gestantes;
  • testagem para sífilis, HIV e hepatite B;
  • vacinação de recém-nascidos;
  • qualidade das informações registradas pelas equipes de saúde.

O reconhecimento leva em conta critérios técnicos, epidemiológicos e de direitos humanos, como a redução das taxas de transmissão vertical, alta cobertura de pré-natal e testagem, tratamento adequado durante a gestação e cobertura vacinal completa.

Meta global

A eliminação da transmissão vertical é uma meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e integra o Pacto Nacional pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas.

Com mais de 100 mil habitantes, Sumaré concorreu à certificação em nível nacional — reforçando o papel de destaque da cidade na saúde pública da Região Metropolitana de Campinas.

O reconhecimento reafirma o compromisso de Sumaré com a vida, o cuidado e o futuro das novas gerações.


Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://rptnews.com.br/.