BRK se prepara para Outono com temperaturas mais elevadas que a média em Sumaré

Previsão do Inmet é que a estação que começa hoje (20) e já é caracteristicamente menos chuvosa que o Verão, seja também mais quente que o habitual em 2024

14/03/2024 17h54 - Atualizado em 25/03/2024 às 17h54
BRK se prepara para Outono com temperaturas mais elevadas que a média em Sumaré
Divulgação

A estação mais quente do ano hoje, mais precisamente à 00h06, e abriu caminho para a chegada do Outono, o período de transição entre os meses de calor e de frio mais característicos. A estação que inicia um processo de renovação da vegetação tem menos folhagens verdes e um cenário mais rústico, além de uma diminuição característica do volume de chuvas em relação ao Verão. Outro dado relevante é que as temperaturas neste ano tendem a ser ligeiramente acima da média para o período, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Sumaré, o Outono começa com os mananciais em condições normais para o abastecimento do município. O rio Atibaia opera atualmente com nível de 1,80 metros de profundidade, enquanto o mínimo necessário para captação é de 1,20 metro.

A represa do Marcelo está com capacidade de 92% e precisa de ao menos 38% de capacidade mínima. No reservatório do Horto 1 a capacidade atual é de 98% e no do Horto 2, de 97%. O mínimo necessário para captação neles é de 64% e 62% respectivamente.

 

“Os níveis dos mananciais que abastecem Sumaré encontram-se em condição de normalidade para o início dessa estação, contudo é importante destacar a importância do consumo consciente em qualquer estação do ano”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

Diante do cenário de menos chuvas e temperaturas ligeiramente mais altas, a concessionária mantém ativa a campanha “Jogando Junto pela Água”, que possui um site próprio (www.jogandojuntopelaagua.com.br) no qual são feitas atualizações semanais das condições dos mananciais e mensais sobre o volume de chuvas registrado na cidade. Além disso, nele há uma série de dicas sobre como desenvolver hábitos de consumo consciente da água tratada.


FONTE: Assessoria da BRK