A Câmara Municipal de Sumaré vai debater a tarifa zero no transporte público do município em audiência pública nesta sexta-feira (01), a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal, localizado na Travessa 1º Centenário, 32, Centro. Convocada pelo vereador Willian Souza (PT), a reunião vai contar com a participação do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP).
Além da população em geral e dos demais parlamentares, estão convidados a participar o Poder Executivo e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (Semur), os sindicatos dos Condutores e dos Servidores Municipais, entidades e órgãos da sociedade civil e demais autoridades locais.
Como presidente do grêmio estudantil da escola Solange Maura Albino, na região do Matão, no começo dos anos 2000, Willian liderou na cidade o Movimento pelo Passe Livre, e protocolou na Câmara um abaixo-assinado com cerca de 20 mil assinaturas pedindo a gratuidade do serviço aos estudantes. Passados mais de 20 anos, o parlamentar acredita que a medida pode, enfim, ser uma realidade para todos os usuários do transporte coletivo. “Se outras cidades estão conseguindo, Sumaré também tem condições de discutir o tema com seriedade e buscar a tarifa zero para seus moradores”, completa.
Convidado
Jilmar Tatto é deputado federal em terceiro mandato e tem sua trajetória na administração pública ligada ao tema. Defensor da tarifa zero, foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes nas gestões de Marta Suplicy (PT) e Fernando Haddad (PT) em São Paulo, e desenvolveu políticas de mobilidade como corredores exclusivos de ônibus e integração do Bilhete Único.