O líder de governo, vereador Willian Souza, conseguiu para Sumaré um Instituto Federal. A unidade de ensino oferece cursos de graduação, pós-graduação e formação básica, técnica e tecnológica, de graça. A conquista foi anunciada hoje (12) no Palácio do Planalto pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia que contou com a presença do vereador Willian, diversos ministros, governadores e prefeitos de todo o Brasil.
O presidente Lula (PT) anunciou hoje a construção de cem institutos federais em todos os estados do país até 2026.
“Sempre trabalhamos para garantir ensino de qualidade em Sumaré. A conquista do Instituto Federal anunciada pelo Presidente Lula reforça o nosso compromisso e do governo federal com a educação da cidade”, disse o líder de governo, vereador Willian.
O parlamentar também destacou que em 2023 Sumaré aprovou o novo Plano Diretor da cidade para atrair novas empresas e indústrias, que irão gerar mais emprego e renda. “A construção de um Instituto Federal é a preparação da cidade para o futuro, criando mão de obra qualificada e com alto nível de capacidade técnica”.
Durante o anúncio, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Instituto será construído com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A meta do governo federal, segundo o Presidente Lula, é construir mil unidades de ensino pelo país. Com o anúncio de hoje, o Brasil passará a ter 782 novos Institutos Federais, um em Sumaré.
O governo estima a criação de 140 mil novas matrículas, "a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio", segundo o MEC. Atualmente, o Brasil tem 682 IFs em todos os estados, com pouco mais de 1,5 milhão de estudantes.