RPT registra saldo positivo de 1.292 empregos em abril. Sumaré lidera

Setor industrial lidera contratações, com destaque para Sumaré e Americana

31/05/2024 13h00 - Atualizado em 31/05/2024 às 13h00

A Região do Polo Têxtil (RPT) encerrou abril com um saldo positivo de 1.292 empregos com carteira assinada, conforme divulgado pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (29). O resultado reflete 14.928 admissões e 13.636 desligamentos nos municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

O setor industrial foi o maior responsável pelas novas contratações, contribuindo com 42% das vagas, o que equivale a 551 postos de trabalho. Já o setor de serviços criou 507 vagas, representando 39% do total de contratações formais.

Recuperação Econômica

A recuperação do emprego industrial é um bom indicador da confiança dos empresários. Além disso, por ser um setor com maior poder de remuneração, tem um impacto significativo na demanda e no consumo das famílias.

Sumaré foi a cidade com maior número de contratações na indústria, com 213 vagas, seguida por Santa Bárbara d’Oeste (180 vagas), Nova Odessa (114 vagas), Americana (31 vagas) e Hortolândia (13 vagas).

Apesar do saldo positivo, o número de vagas abertas em Sumaré ainda é modesto frente à população do município, que é de 279.546 habitantes. pode-se avaliar que esse número poderia ser muito maior, mas estamos em um momento de retração econômica que impede novas contratações.

mesmo diante deste cenário de retração econômica, fatores diversos podem favorecer o aumento de vagas. No caso de Sumaré o resultado pode ter vindo a instalação de uma nova empresa ou mesmo o aquecimento do mercado imobiliário, com a indústria de construção civil ativa, demandando mais mão-de-obra.

Desempenho no Setor de Serviços

No setor de serviços, Americana se destacou com a criação de 204 postos de trabalho, seguida por Nova Odessa (156 vagas) e Sumaré (147 vagas).

Empregos gerados em abril na região


FONTE: Redação