A Prefeitura de Hortolândia realizará a reinauguração da Central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nesta terça-feira (14/01), às 9h, marcando o aniversário de 17 anos de implantação do serviço na cidade. O prédio passou por reforma e ampliação para proporcionar um ambiente de trabalho mais amplo e seguro para as equipes. Além disso, novos uniformes serão entregues aos profissionais do serviço durante a cerimônia.
De acordo com o coordenador do SAMU e diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Renato Lopes Machado, o local passou por várias melhorias, como a troca de portas, janelas e forro, além da renovação das redes elétrica, de internet e telefonia. A central também ganhou novas áreas externas cobertas para higienização e estacionamento das ambulâncias, além de salas internas, como uma destinada ao acondicionamento de oxigênio e outra para resíduos hospitalares.
A obra, iniciada em 2022 com recursos do Estado e do tesouro municipal, foi concluída no final do ano passado. A reinauguração da central também marca o avanço da Vila da Saúde, projeto que centraliza diversos serviços de saúde em Hortolândia, incluindo o Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, Centro de Especialidades Médicas (CEM), CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e UBS Santa Clara, além do SAMU. O projeto prevê a implantação de novos serviços, como a UPA, Centro de Diagnóstico por Imagem e Centro Especializado em Reabilitação.